Blog

Artrite Reumatoide

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide acomete principalmente mulheres na faixa dos 40 anos, mas pode acometer crianças (artrite idiopática juvenil) e idosos também. Atinge as articulações das mãos, punhos, pés, tornozelos e coluna cervical; faz as juntas incharem e logo pela manhã o paciente já acorda inchado e rígido, travado, como um robozinho, melhorando com os movimentos nas primeiras horas do dia.
Seu diagnóstico é feito por exames laboratoriais – PCR e VHS elevados, fator reumatoide que pode ser positivo ou negativo; sorologias, descartando infecções virais, exames de imagem (mostrando a sinovite, líquido inflamatório ou erosões ao exame de imagem, características de artrite reumatoide) e uma clínica (história e exame físico) compatíveis com artrite reumatoide.
Seu tratamento consiste inicialmente em sintomáticos (como anti-inflamatórios orais) e dmards orais (imunossupressores orais, como metotrexato, hidroxicloroquina) e, se não houver melhora após um tempo de tratamento, podemos chegar à terapia biológica. Prednisona costuma ser utilizada no início do tratamento, para ser descontinuado assim que possível; a remissão (diminuição da atividade da doença) é o nosso objetivo. A qualidade de vida é possível!