Blog

Diagnóstico de Artrite Reumatóide

A artrite reumatoide é a doença auto imune mais comum do consultório, mas nem tudo que dói é artrite reumatoide. Acomete principalmente mulheres após os 40 anos, o que não quer dizer que não aconteça em homens, além de poder acontecer em todas as idades. Existe um componente familiar (hereditariedade) mas não significa que será passado obrigatoriamente de mãe para filho. Seus sintomas são dores, inchaço e rigidez articular, principalmente pela manhã. Costuma atingir as articulações das mãos, punhos, pés e tornozelos. O combo completo para diagnóstico é: clínica, exames laboratoriais e exames de imagem. Então antes de sair pedindo exame temos que ter uma clínica, seja na história ou no exame físico, que nos faça pensar em artrite reumatoide.

Os exames para fecharmos o diagnóstico incluem: laboratório com provas inflamatórias (que costumam ser altos nesse caso), fator reumatoide (que pode ser positivo ou negativo), sorologias virais e exames de imagem (raio X, ultrassom ou ressonância).

Antes de iniciarmos as medicações precisamos saber também como está a função do fígado e rim e de um raio x de tórax para descartar infecções ou outras comorbidades em curso.

Qual sua dúvida sobre diagnóstico na artrite reumatoide?  Siga meu instagram para mais assuntos.