Blog

Espondilite

Espondilite Anquilosante

A espondilite anquilosante é o reumatismo que acomete a coluna, os quadris e, algumas vezes, as enteses (que são o local onde o tendão se insere/se prende) e algumas articulações periféricas (geralmente não simétricas). Quando não tratada, a espondilite anquilosante faz com que as vértebras ou articulações se “juntem”, causando deformidade e, claro, limitação dos movimentos (é comum encontrar em livros a imagem ou descrição da “posição do esquiador”). Acomete mais homens, em uma idade mais jovem.
Seu diagnóstico é feito pela clínica (dor na coluna que piora em repouso, acorda à noite pela dor, com rigidez matinal), exames de imagem (RX ou ressonância) e exames de atividade inflamatória (PCR e VHS). O gene HLA B 27 pode estar positivo em alguns casos, mas o fato de ser negativo não exclui a doença (assim como ele positivo e SOZINHO também não dá diagnóstico da doença). Embora ajude no diagnóstico, não é essencial para tal.
O tratamento da espondilite pode ser à base de anti-inflamatórios de uso contínuo, imunobiológicos e, se na forma periférica, DMARDs como a sulfassalazina. Atividade física é bem-vinda, com ótimos resultados com a natação.